domingo, 12 de dezembro de 2010

Descaso

Que sistema é esse, que não permite, que pessoas inteligentes (eu digo, incluindo pessoas que são esforçadas,dedicadas e interessadas a aprender...), a entrar numa universidade pública?!
Sim, eu me questiono. Sabe por quê?
Porque não há possibilidade de entender, o motivo de tantas pessoas (não, não são todas eu destaco aquelas que lutam, que estudam de verdade, que se fazem querer aprender tudo o que lhes é ensinado em escola e cursinho - sim porque se não for desse jeito nem tenta né)  , bem como uma pessoa, que eu estou destacando aqui, que é amiga minha, terem tentado, estudado, ficado horas, dias, semanas, quinzenas, meses, anos de suas vidas sendo dedicados à passar num vestibular cuja faculdade é pública, e assistirem tudo quanto é tipo de aula com professores bons e capacitados; e essas pessoas não conseguem passar nesses benditos vestibulares! Vestibulares estes, que são tão rígidos, que existem (não lembro - me exatamente quantos) fiscais em cada sala, para que seja feita a prova com tamanha confiabilidade (só para constar, não digo não devería haver fiscais, pelo contrário.) 
Agora, analisa só: a pessoa perde noites e noites de sono (muitos, que trabalham além de estudar), a pessoa fica envolvida durante um bom período de sua vida, tentando entender uma variedade de cálculos nos ramos da física, química e matemática, fica aulas e aula aprendendo mais sobre a língua portuguesa ( já que, é a nossa língua é toda cheia de interpretações), a pessoa lê tudo o que pode, compra jornal, vê informativos de tudo quanto é parte, a pessoa deixa de curtir a vida, deixa de sair com os amigos, deixa de passear, ela praticamente é abolida de quaisquer formas de diversão, por causa de uma prova pesada de interpretação,constituída de leitura, conceitos, matérias, enfim uma pancada de elementos que às vezes,se prestarmos atenção, estão presentes no nosso dia - a - dia.
Ou seja, não podería acontecer este tipo de coisa,em pleno século XXI !
Essas pessoas, só não passam nessas provas, porque NÃO HÁ VAGAS o suficiente para todos ( quer dizer, para 70% da população), e é por isso, que a prova é tão "criteriosa" desse jeito!
Meu Deus, será que não existe outra maneira, de conseguir mais vagas nas universidades, que são PÚBLICAS!!!!!!!!!!!!
Eu fico até meio estressada quando se trata disso, é muita injustiça gente !
O sistema, pode e deve inclusive dar um jeitinho nisso, não ?

Termino aqui, até mais ;)

2 comentários:

  1. é meio complicado mesmo fazer uma análise sobre isso Nateeeee, mas fazer o que né... o que não é complicado nessa vida ??

    Mas as vezes a gente pensa ser injustiça isso mesmo. Mas acontece.

    Quem passa num concurso desse tbm dedicou horas de estudos... então é difícil falar que alguém foi prejudicado por que outro passou (talvez pq tenha estudado mais).

    Mas compreendo a sua revolta ;D

    E bons textos. Continue assim...

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. é, tem disso tbm..

    obrigada rô, beijos.
    (;

    ResponderExcluir